Tá no Rumo

Caravana da campanha Tá no Rumo!

O principal objetivo da campanha Tá no Rumo é chegar a adolescentes na região Oeste do Paraná. Para isso, além dos materiais disponibilizados no site e nas redes sociais, a campanha conta com uma grande ação presencial: a Caravana Tá no Rumo.

A Caravana Tá No Rumo é composta por uma exposição interativa e um cinedebate aberto ao público. Entre novembro de 2019 e março de 2020, ela irá percorrer 15 municípios do Oeste paranaense. A caravana é um modo de levar informação de qualidade e de forma lúdica a adolescentes e jovens sobre as temáticas que envolvem essa fase particular do ciclo de vida que é a adolescência. Ela aborda a importância de adolescentes terem consciência sobre suas escolhas e os impactos dessas escolhas em suas trajetórias de vida, incluindo aspectos relacionados à prevenção da gravidez na adolescência.

Exposição Interativa

A exposição interativa da Campanha Tá no Rumo é um convite à reflexão sobre as temáticas relacionadas ao universo das adolescências. Ela foi construída a partir dos recortes da construção da cidadania, do entendimento de adolescentes enquanto sujeitos de direitos e suas percepções sobre sexualidades, corpos e afetos. Ao apresentar as narrativas de personagens que conduzem as histórias, buscamos sensibilizar os e as adolescentes para refletir sobre as suas próprias experiências e trajetórias de vida.

Por que eu devo pensar hoje sobre o meu futuro? Essa é a pergunta que norteia os caminhos da exposição e que busca provocar o entendimento sobre como as decisões tomadas nas diferentes fases da vida podem impactar os sonhos das meninas e dos meninos. O conceito essencial é o de que o futuro não é algo distante, intangível, e é também resultado dessas escolhas.

Em cada personagem, buscamos representar as diversidades e enfrentar as barreiras que podem comprometer a garantia dos direitos humanos em diferentes fases, especialmente na adolescência. É por isso que consideramos essa exposição uma experiência reflexiva, capaz de trazer à tona os desafios presentes nessa importante fase da vida, sem deixar ninguém para trás. E é também um convite para aumentar o conhecimento, ter acesso a informações de qualidade e favorecer a construção de trajetórias de vida, para que cada adolescente possa desenvolver seu pleno potencial.

Para visitar a exposição, é necessário ter 15 anos de idade ou mais, e estar portando documento de identidade com foto.

Cinedebate

Junto com a exposição interativa, a Caravana Tá no Rumo leva aos municípios uma noite de cinema e debate com a comunidade. São conduzidas discussões sobre saúde, responsabilidade, afetividade, violências e formas de proporcionar a adolescentes e jovens um ambiente acolhedor e saudável para que desenvolvam seu pleno potencial. O cinema é gratuito, em espaço aberto, com classificação livre a toda a comunidade.