Capacitações de profissionais

Enquanto a Campanha Tá no Rumo busca levar informações de qualidade a adolescentes sobre planejamento do futuro e prevenção da gravidez não intencional, profissionais de diferentes áreas também estão sendo capacitados para melhor atender adolescentes e jovens nos serviços públicos.

Desde junho de 2019, cerca de 300 profissionais de saúde, educação e assistência social de 51 municípios do Oeste do Paraná e que trabalham com o atendimento de adolescentes têm participado das oficinas do projeto Prevenção e Redução da Gravidez Não Intencional na Adolescência, uma iniciativa da ITAIPU Binacional e do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA). Entre os objetivos das oficinas estão o fortalecimento da autoconfiança de profissionais da rede de atendimento, a formação com relação aos direitos e a construção de uma rede qualificada e acolhedora para adolescentes em unidades de saúde, nas escolas e nos serviços de assistência social.

As capacitações são divididas em seis módulos, e todas têm como base atividades participativas, com troca de experiências e informações. Também contam com exercícios e práticas para despertar a criatividade dos participantes para soluções de problemas e fortalecimento das capacidades socioemocionais.

As oficinas fazem parte do eixo Saúde do projeto Prevenção e Redução da Gravidez Não Intencional na Adolescência nos Municípios do Oeste do Paraná. O projeto também prevê ações em Educação, Gestão do Conhecimento e Comunicação. As ações têm foco no desenvolvimento socioeconômico, criando e ampliando oportunidades para que adolescentes e jovens ajudem na construção de serviços acolhedores de saúde e também tenham garantidas condições de ampliar suas habilidades para a vida e competências socioemocionais.

 

Ilustrações gentilmente cedidas por Yggor Araújo