Caravana Tá no Rumo promove talkshow em Cascavel

Reunir distintas representações da sociedade para pensar as estruturas de acolhimento para adolescentes, debater as realidades desses serviços e ouvir experiências pessoais foram os objetivos do talkshow organizado pela caravana Tá no Rumo no município de Cascavel. A atividade faz parte do projeto que percorre o Oeste do Paraná, com apoio da Itaipu Binacional, para abordar temas como projetos de vida e prevenção da gravidez não intencional.

Astrid Bant, representante do UNFPA no Brasil, e Silvana Vitorassi, gerente de Departamento de Proteção Ambiental da Itaipu Binacional participaram do evento

Com uma plateia formada por adolescentes do ensino médio, e profissionais das áreas da saúde e educação, a representante do Fundo de Populações das Nações Unidas (UNFPA) no Brasil, Astrid Bant, abriu as atividades do segundo dia da caravana, na sexta-feira (6). Ela abordou os desafios da saúde e educação de tratar e se relacionar com as informações e os diferentes perfis das juventudes.

“A educação sexual compreensiva deveria ser feita pelos pais, pelos pares, pelos educadores. E esse espaço da caravana pode juntar vários grupos de pessoas a adolescentes para introduzir novos temas de discussão que são essenciais e modernos. São organizados de tal forma que são atrativos e desafiam o pensamento dos jovens. Estou super animada com o que tenho visto, e tenho esperança que esse modelo desenvolvido aqui possa se aplicar em outros estados com êxito e multiplicar os seus efeitos”, projetou Astrid Bant.

A conversa teve a mediação de Anna Cunha, oficial de Programa em Saúde Reprodutiva do UNFPA, e também contou com a participação da adolescente Werika Amaral, a chefe do Núcleo Regional de Educação de Cascavel, Luciana Paulista, e a gerente de Departamento de Proteção Ambiental da Itaipu Binacional, Silvana Vitorassi.

“A Itaipu tem como missão o compromisso com a responsabilidade social e sustentabilidade, e esse projeto vem ao encontro no momento que ele contribui para a formação de cidadãos e cidadãs na região. E eu enxergo o projeto Tá no Rumo como uma grande oportunidade de estabelecer momentos de diálogos com os adolescentes que são fundamentais para esclarecimentos e orientações. Mas, principalmente, para ouvir as expectativas e as angústias”, comentou Silvana.

“Estamos numa era de muita informação que chega muito fácil, mas ela também sai muito fácil. Porque ela vem de uma forma não muito clara, e sem ser chamativa. Então a gente não presta muita atenção. E o Tá no Rumo não é assim, ele traz a informação junto com a reflexão. Foi o que teve na roda de conversa, e foi maravilhoso para que os jovens peguem essa informação que empodera todo mundo”, avaliou a jovem Werika Amaral.    

Os demais municípios que receberão a caravana terão atividades como cinedebate e uma exposição interativa. A campanha Tá no Rumo faz parte do eixo Comunicação do projeto conjunto entre UNFPA e Itaipu Binacional. Iniciado em 2018, o projeto Prevenção e Redução da Gravidez Não Intencional na Adolescência nos Municípios do Oeste do Paraná também prevê ações em Saúde, Educação e Gestão do Conhecimento.