Notícias

Seminário no Paraná promove boas práticas no atendimento de saúde a adolescentes

Profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social passarão pelo quinto módulo de capacitações em novembro (Foto: UNFPA Brasil/Paola Bello)

O intercâmbio de experiências exitosas, reconhecidas por ações práticas e resultados eficientes no atendimento a adolescentes. Esse será o principal tópico de evento que acontece entre os dias 19 e 21 de novembro no Oeste do Paraná. A atividade compõe o quinto módulo de capacitações de profissionais do projeto Prevenção e Redução da Gravidez Não Intencional na Adolescência nos Municípios do Oeste do Paraná, uma iniciativa da ITAIPU Binacional em parceria com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).

As três edições do Seminário de Boas Práticas na Atenção Integral a Adolescentes serão realizadas em Mercedes, Cascavel e São Miguel de Iguaçu, nos dias 19, 20 e 21 respectivamente. No evento, equipes de especialistas do Distrito Federal, que ganharam destaque pelas boas experiências no atendimento e serviços oferecidos a adolescentes na área de saúde, estarão presentes para apresentar os trabalhos considerados de sucesso. O evento é destinado a profissionais da saúde, educação e assistência social dos 51 municípios do Oeste do Paraná que aderiram ao projeto e que estão participando dos módulos de capacitações.

Certificação e reconhecimento

Quatro experiências do Distrito Federal serão apresentadas no seminário. Todas são certificadas com o “Chega mais – Selo de Qualidade de Serviços para Adolescentes”, reconhecimento concedido pelo UNFPA e pelo Governo de Brasília a profissionais e equipes que atuam nos serviços de saúde e prestam atenção adequada a adolescentes.

O selo é concedido a partir de critérios de qualidade, que envolvem desde acesso livre de discriminação até a integração em diferentes frentes de atendimento, a educação permanente de profissionais e a participação social. O selo é também uma oportunidade para que outros serviços possam vir a se qualificar na busca e na garantia de direitos a milhares de adolescentes.

Os diálogos que serão promovidos no seminário buscarão auxiliar na construção de novas estratégias para serem aplicadas no Oeste do Paraná. Também buscará a disseminação do conhecimento para que profissionais possam atuar em um modelo de cooperação, fortalecimento de estratégias e de produção de soluções inovadoras.

O seminário também irá oficializar a abertura do processo de inscrições para profissionais e serviços que queiram participar do processo de certificação do Selo Chega Mais no Paraná. O processo de inscrições inicia ainda em 2019, com o reconhecimento em 2020.

Projeto conjunto

O seminário compõe o quinto módulo do Prevenção e Redução da Gravidez Não Intencional na Adolescência nos Municípios do Oeste Paraná, que tem capacitado profissionais da região durante o ano de 2019. Entre os temas abordados nos módulos anteriores estão direitos, corporalidades, afetividades, diversidade e violências. As capacitações buscam o fortalecimento da autoconfiança de profissionais da rede de atendimento, a formação com relação aos direitos e a construção de uma rede qualificada para atender adolescentes.

As oficinas fazem do projeto conjunto entre UNFPA e ITAIPU Binacional. Iniciado em 2018, o também possui ações nas frentes de Educação, Gestão do Conhecimento e Comunicação. O foco é o desenvolvimento socioeconômico, criando e ampliando oportunidades para que adolescentes e jovens ajudem na construção de serviços acolhedores de saúde e também tenham garantidas condições de ampliar suas habilidades para a vida e competências socioemocionais.

Serviço:
Seminário Boas Práticas na Atenção Integral a Adolescentes

Data: 19/11
Local: Cascavel
Endereço: Tribunal do Júri da Unipar (Rua Rui Barbosa, 611, Jardim Cristal)
Horário: das 8:30 às 15h
Destinado a profissionais dos municípios de: Diamante do Oeste, São Pedro do Iguaçu, Ouro Verde do Oeste, Toledo, Quatro Pontes, Tupãssi, Maripá, Assis Chateaubriand, Palotina, Brasilândia do Sul, Francisco Alves, Vera Cruz do Oeste, Santa Tereza do Oeste, Cascavel, Guaraniaçu, Diamante do Sul, Céu Azul, Lindoeste, Capitão Leônidas Marques, Santa Lúcia, Boa Vista da Aparecida, Três Barras do Paraná, Cantagalo, Braganey, Corbélia, Cafelândia, Iguatu, Anahy, Ubiratã, Nova Aurora, Iracema do Oeste, Jesuítas, Formosa do Oeste.

Data: 20/11
Local: Mercedes
Endereço: Casa da Cultura – Rua Doutor Osvaldo Cruz, 677
Horário: das 8:30 às 15h
Destinado a profissionais dos municípios de: Guaíra, Terra Roxa, Mercedes, Nova Santa Rosa, Marechal Cândido Rondon, Pato Bragado, Entre Rios do Oeste, São José das Palmeiras e Santa Helena.

Data: 21/11
Local: São Miguel do Iguaçu
Endereço: Câmara Municipal de São Miguel do Iguaçu (Avenida Willy Barth, 205, Centro)
Horário: das 8:30 às 15h
Destinado a profissionais dos municípios de: Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Serranópolis do Iguaçu, Matelândia, Medianeira, Ramilândia, Itaipulândia e Missal.